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Marque presença no Google Meu Negócio

Marque Presença no Google Meu Negócio! É fácil.

Aprenda agora como colocar o seu negócio GRATUITAMENTE no Google. E o melhor é que o Google gosta disso.

Introdução

Que o Google é o maior buscador do mundo não é mais necessário dizer pois todos nós já estamos “careca” de saber disso… Mas a pergunta que não quer calar é: Sua empresa está no Google?

Vamos aprender então como colocar sua empresa no Google e o melhor: Totalmente de Graça!!!

Para quem é o Google Meu Negócio?

Quando digo sua empresa quero falar exatamente para 

  • você que tem um salão de beleza,
  • você que faz salgadinhos por encomenda,
  • você que faz lembranças de festas infantis, 
  • você que tem uma marcenaria no fundo do quintal,
  • você que é fotógrafo nos finais de semana,
  • tem também pizzaria,
  • academia,
  • escola infantil,
  • padaria,
  • e para qualquer negócio pequeno ou grande que precisa ser encontrado na Internet.
Pequeno negócio no Google Meu Negócio
Exemplo de negócio para estar no Google: salão de beleza

Sim. São desses pequenos negócios que estamos falando, mesmo aqueles que ainda não têm CNPJ.

A verdade é que você é um empreendedor e seu negócio precisa aparecer no Google para você aumentar suas encomendas, aumentar o número de clientes e crescer para aí sim ganhar dinheiro e depois regularizar sua empresa, gerar empregos e ser feliz :).

Se é pra mim como eu faço então?

O objetivo deste artigo é responder esta pergunta mas antes, vamos voltar a primeira pergunta que fiz na introdução: “Por que seu negócio não está no Google?” ouço diversas respostas:

– Eu não sei nada dessas coisas de Internet.

– Não gosto de tecnologia, prefiro pagar minhas contas na lotérica.

– Não tenho tempo para aprender isso, etc.

O que a gente precisa entender é que o mercado mudou e hoje está todo mundo conectado.

É uma nova forma de comportamento e as empresas precisam se adequar à realidade dos clientes e não o inverso.

Eu posso garantir é que é simples e eu tenho certeza que você que consegue mandar uma foto no WhatsApp vai conseguir configurar o Google Meu Negócio para sua empresa.

O que é Google Meu Negócio?

A missão do buscador Google é trazer resultados relevantes para as pesquisas. E foi exatamente por isso que ele se tornou o que é hoje: uma potência mundial.

Mas infelizmente muitos negócios não são apresentados por não terem nenhuma presença digital na Internet. A partir disso o Google criou esta plataforma gratuitamente principalmente para os pequenos negócios.

A partir da ficha do Google Meu Negócio seu cliente pode te ligar, ver sua localização e já traçar uma rota através do Google Maps, visitar seu site, mandar mensagens e muitos outros recursos.

De forma resumida você pode se conectar com os seus clientes facilmente e de forma gratuita.

Como Aparecer no Google Meu Negócio?

Esta é a parte fácil! você pode instalar o aplicativo ou acessar diretamente no site.

Você também vai precisar de uma conta do Google, que é basicamente o seu Gmail, pode ser a mesma que você usou para configurar seu Android. Se não tiver basta criar que é muito simples

Através do aplicativo

Aplicativo no celular

Através do site

Site do Google Meu Negócio
Site do Google Meu Negócio

Reserve uma meia hora para fazer isso. Acesse o site business.google.com e siga os passos. Leia com atenção pois as perguntas são simples.

Confirmar a empresa

Para confirmar que sua empresa existe o Google vai mandar pelos Correios para seu endereço um cartão com um código de 4 dígitos. Demora uma média de uma semana para chegar.

Basta informar o código recebido que todas as opções ficarão disponíveis e sua empresa começará a aparecer nas pesquisas e no Google Maps.

Se você tiver dificuldade no processo por favor me responda nos comentários que eu vou te ajudar.

Recursos

Vejamos agora um pouco mais detalhado cada recurso que você pode usar no Google Meu Negócio:

Localização

Localização no Google Meu Negócio
Localização no Google Meu Negócio

Ter seu negócio no Google Maps facilita muito a vida do seu cliente que precisa ir até sua empresa. Ao buscar sua empresa no Google ele já poderá ver facilmente como chegar até ela.

Horário de funcionamento

Chegar a uma empresa às 17h45 e descobrir que na verdade fecha às 17h30 é muito frustrante para o cliente.

Nos horários de funcionamento você pode especificar exatamente o seu horário em todos os dias da semana, inclusive se fecha para almoço.

Você pode informar também se vai fechar nos feriados.

O Google ainda vai mostrar para o seu cliente qual é o horário de pico onde há muitos clientes em uma academia, por exemplo. Isso é fantástico!

Telefone

Sabemos que a maioria das pessoas acessam a Internet pelo celular. Hoje em dia tem muita gente que nem tem computador em casa mais.

Através do link do telefone com apenas um clique seu cliente pode realizar uma ligação pra você. Não é necessário digitar os números do telefone mais. Isso ajuda muito.

Site

Você pode colocar o endereço do seu site na Internet para o cliente acessar mais informações.

Caso não tenha um site pode usar a própria plataforma para criar o seu site DE GRAÇA totalmente integrado ao Google.

Avaliações

Este item merece muita atenção pois o Google permite que pessoas que visitaram o seu estabelecimento o avaliem para que outras saibam como é o seu atendimento.

E o pior é que você pode estar sendo avaliado sem saber e ter gente falando mal de você na Internet.

São aquelas estrelinhas amarelas que aparecem abaixo do seu nome.

Ninguém consegue agradar a todo mundo. Isso é fato. Mas você pode usar umas técnicas para melhorar muito sua imagem. Mas isso é assunto para outro artigo.

Se você quiser conhecer essas técnicas detalhadas deixe aqui um comentário que eu vou explicar isso tudo direitinho em post.

Fotos

Você pode adicionar fotos dos seu produtos, do exterior ou interior da sua loja. Pode também incluir vídeos, quase uma rede social.

Inclusive pode contratar um profissional para fazer fotos 360º para que as pessoas possam explorar mais detalhes da sua loja.

Os clientes também podem postar fotos de suas experiências na sua empresa.

Postagens

Quando disse que parece rede social mais um indício. Você pode fazer suas postagens semelhantes às redes sociais e ainda colocar um CTA (Chamada para Ação) para te ligar, agendar horário, mandar um WhatsApp, etc.

Chamadas para ação são botões que falam para o cliente realizar uma tarefa relevante. Por exemplo:

  • Fazer um pedido online – para lanchonetes
  • Reservar – para hotéis
  • Comprar – para todo mundo
  • Saiba mais – um botão genérico
  • Inscreva-se – para um curso
  • Ligue agora – para pedir um gás

Você ainda pode adicionar um evento com data específica, oferta ou produto.

Produtos e Serviços

Aqui você pode cadastrar todos os seus produtos ou serviços com todos os detalhes e preço. E ainda pode novamente adicionar um CTA para fazer pedido, comprar ou uma oferta.

O mesmo que nós fizemos no WhatsApp Busines com o catálogo de produtos.

ALERTA!!!

Veja nesta foto o que aconteceu com uma padaria aqui pertinho de casa:

Exemplo de Classificação Ruim
Padaria mal classificada.

A Natália pode ter tido um experiência ruim lá, mas a verdade é que a padaria é boa e no geral tem até uma classificação boa, mas pode ter perdido muitos clientes por causa desta classificação ruim.

Mesmo que você depois de ler todas as vantagens de ter sua empresa no Google Meu Negócio você decidir não se preocupar você pode correr o risco de alguém já ter colocado sua empresa lá e estar falando mal de você sem ao menos você ter o direito de responder.

Conclusão

O Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa para você divulgar seu negócio sem gastar nada além de um pouco do seu tempo.

Use o máximo possível destas ferramentas para aumentar sua presença digital.

Agora me diga aqui nos comentários se você quer ver de forma detalhada cada recurso. Quem sabe um vídeo com tutorial, o que você acha?

Um abraço e até logo!

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