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Catálogo no WhatsApp – Saiba tudo sobre o novo recurso

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Vamos conhecer o novo recurso do WhatsApp para empresas: Catálogo de Produtos. Aprenda a seguir como ativar esta opção no seu WhatsApp Business.

Introdução

Você sabia que mais de 127 milhões de brasileiros usam o WhatsApp mensalmente, mas você já ouviu falar do WhatsApp Business a versão para empresas e negócios?

Vale muito a pena investir um pouco de tempo para configurar uma versão comercial do WhatsApp e atingir seu público diretamente no seu aplicativo mais usado. Há muitos recursos que pode te ajudar muito na comunicação com o seu cliente.

O que é o WhatsApp Business?

Criado a partir da versão padrão do WhatsApp a versão comercial tem recursos focados naquelas pessoas que usam o WhatsApp como um canal de atendimento ao cliente. Além das opções da versão padrão veja todos os recursos exclusivos da versão comercial do aplicativo:

Perfil WhatsApp Business
Perfil WhatsApp Business
  • Endereço e localização: Informe o endereço e a localização no mapa. Isso facilita seus clientes criarem uma rota até sua loja.
  • Descrição do negócio: Você pode inserir um texto com as informações detalhadas do seu negócio.
  • Categoria da empresa: Defina o ramo de atividade.
  • Horário de funcionamento: Você pode detalhar em cada dia da semana o horário inclusive para negócios que fecham no horário do almoço.
  • Links para e-mail e site: Informe o seu e-mail comercial e o link da página de vendas dos seus produtos, por exemplo.
  • Catálogo de produtos: cadastro dos produtos, vamos falar deste recurso mais adiante.
  • Estatísticas: No geral você vê as estatísticas de entrega de mensagens de forma global.
  • Link curto: Você pode criar um link para compartilhar nas redes sociais já com uma mensagem predefinida. Ex: “Olá, quero criar um site para minha empresa.”
  • Etiquetas: para organizar seus contatos e encontra-los facilmente.
  • Mensagens automáticas: o aplicativo responde automaticamente um novo contato com uma resposta padrão. Fora do horário de expediente você avisar que responderá assim que voltar e não deixa o seu cliente sem resposta.

Lembrando que para usar o WhatsApp Business não é necessário ter uma empresa formalizada com CNPJ, contabilidade, etc. Se você é sacoleira, consultora de cosméticos, vende perfumes ou presta serviços pode usar o aplicativo para organizar suas conversas com seus clientes.

Como obter o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é um outro aplicativo que pode ser instalado em qualquer smartphone atual com Android ou IOS (iPhone). Isto é ótimo para você separar suas conversas pessoais das conversas da empresa.

WhatsApp e WhatsApp Business no mesmo smartphone
WhatsApp e WhatsApp Business no mesmo smartphone

Note que você pode ter os dois aplicativos no mesmo celular, isso mesmo, dois WhatsApp no mesmo aparelho, mas eu recomendo fortemente que você use outro aparelho exclusivamente para o Business.

Acesse sua loja de aplicativos e faça a instalação.

Telefone fixo ou celular

Outra vantagem do WhatsApp Business é que você não precisa ter um número de celular para configurar. Você pode usar o próprio telefone fixo da sua empresa. A verificação é feita através de chamada de voz.

Assim fica muito mais fácil para o cliente ter apenas um número telefônico de contato com a sua empresa. O WhatsApp Business vai dar uma percepção de profissionalismo e organização muito grande para sua empresa.

Os clientes entendem que se a empresa tem um cuidado com a qualidade no atendimento é uma empresa excelente.

Catálogo – O Último Recurso Liberado

O catálogo permite cadastrar seus produtos no aplicativo para ser enviado diretamente em uma conversa já com o valor e o link para compra. Uma espécie de mini e-commerce para que pequenas empresas possam mostrar seus produtos facilmente para os clientes.

Para usar o catálogo certifique que seu aplicativo esteja atualizado a partir da versão 2.19.104.

Após a atualização toque no ícone para acessar as opções e em seguida vá em configurações para acessar a opção Configuração da empresa (Perfil, estatísticas, ferramentas de mensagem).

Acessando as configurações do catálogo do WhatsApp.

Se tudo estiver de acordo aparecerá a opção Catálogo entre Perfil comercial e Estatísticas.

Adicionando itens ao catálogo.

Telas de adição de itens ao Catálogo do WhatsApp
Acrescentando itens ao catálogo do WhatsApp
  1. Toque no + para adicionar um novo produto.
  2. Insira as imagens do produto. Como se diz “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Insira fotos reais do produto com boa qualidade. Evite fotos de banco de imagens, fotos reais ajudam muito o cliente ter uma noção exata do seu produto/serviço.
  3. Informe o nome do seu produto o mais descritivo possível.
  4. O preço do produto já ajuda o cliente a decidir se está dentro da sua realidade.
  5. Clicando em Mais campos você tem acesso a opções adicionais:
  6. Descrição mais detalhada do produto.
  7. Link para a página específica do produto no seu site.
  8. Código para identificar o produto.

Enviando produtos para os seus clientes

Uma vez cadastrados os produtos no aplicativo basta em uma conversa com seu cliente tocar no clipe de anexo, o mesmo usado para enviar fotos, arquivos, contatos.

Enviar item do catálogo do WhatsApp em uma conversa.
Enviar item do catálogo do WhatsApp em uma conversa.

Clicando em catálogo você poderá facilmente escolher entre todos os produtos cadastrados o que enviará para seu cliente.

O cliente também poderá acessar seu catálogo de produtos através do seu perfil no aplicativo.

Cuidado com a Política do WhatsApp

Item com violação das diretrizes do WhatsApp para produtos ou serviços.

Acesse a Política Comercial do WhatsApp para ver o que pode ou não ser publicado. Vale destacar aqui que produtos ou serviços de assinatura comumente chamados de recorrência infelizmente não podem ser divulgados.

Claro, drogas, bebidas, conteúdo adulto,  armas e demais itens do gênero nem pensar, não é?

O que mais tem de novidade?

Outro recurso complementar a ser liberado pelo WhatsApp é a opção de pagamento pelo aplicativo. Isso tornará o aplicativo um e-commerce completo e vai ajudar ainda mais o pequeno empreendedor a fazer negócios através da Internet.

Vamos aguardar ansiosamente mais esta novidade.

Conclusão

Neste mundo corrido em que vivemos ter a atenção do cliente é o ativo mais importante que a empresa pode ter por isso é uma tendência agregar funções que evitam desviar a atenção do usuário vá para outra plataforma.

Para aumentar cada vez mais sua presença online use e abuse dos recursos disponíveis nos aplicativos.

Agora me diga, você já conhecia o WhatsApp Business? Já usa? Que outro recurso você gostaria que o WhatsApp tivesse? Compartilhe esta informação com seu amigo que tem um negócio.

Um abraço e até a próxima.

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